EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Educação para diversidade étnico-racial


Copir lança Projeto Afro-Pará nos preparativos de 13 de Maio: Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo


Em virtude da aproximação do dia 13 de Maio, dia em que se "comemora" a assinatura da Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil, e que hoje é reivindicada pelos movimentos que atuam em prol da igualdade racial como Dia Nacional de Denuncia Contra o Racismo, a Copir lança nesta segunda-feira, dia 07 de maio, o Projeto Afro-Pará que visa formar 600 professores e técnicos da rede pública de educação de nove municípios paraenses em “Ensino das Culturas e Historicidade Afrobrasileira e Africana e Educação das Relações Étnico-raciais”.
O Projeto Afro-Pará é uma formação com módulos presenciais que totalizam 120 horas. Visa, desta forma, garantir a implementação da Lei 10.639/2003 que estabelece o ensino da história e da cultura africana e afrobrasileira na educação básica brasileira, promovendo a valorização destas culturas, especificamente as produzidas no Pará, e preparando professores e técnicos para a elaboração de propostas de inserção da temática nos componentes curriculares para desmistificar a inferioridade racial e cultural da população negra e valorizar sua participação na construção do país.
De 07 a 11 de maio, a formação ocorrerá em Anajás, Juruti, Medicilândia e Prainha. As cidades de Breves, Santana do Araguaia e Viseu serão atendidas de 21 a 25 de maio. Em Curuá o curso será ministrado de 11 a 15 de junho e em Faro de 25 a 29 de junho.
Ainda em razão da mobilização pelo dia 13 de Maio, a Copir está apoiando a “Semana Integrada de Combate ao Racismo no Marajó” que ocorrerá nos dias 09, 10 e 11 de maio na Escola Estadual “Prof. Ademar N. de Vasconcelos”, em Salvaterra, onde este projeto pedagógico de sucesso já esta na sua terceira edição, e, pela primeira vez, na Escola Estadual “Gasparino Batista da Silva”, em Soure.
A “Semana” será encerrada com a “Caminhada de Combate ao Racismo” no 11 de maio, com concentração a partir das 09h30 em frente à “Escola Gasparino”, em Soure. Em Salvaterra, a concentração será a partir das 15h30, em frente à “Escola Vasconcelos”.

Serviço:
- Projeto Afro-Pará
  • 07 a 11 de maio: Anajás (13ª URE), Juruti (7ª URE), Medicilândia (10ª URE) e Prainha (6ª URE).
  • 21 a 25 de maio: Breves (13ª URE), Santana do Araguaia (15ª URE) e Viseu (1ª URE).
  • 11 a 15 de junho: Curuá (7ª URE).
  • 25 a 29 de junho: Faro (7ª URE).
- Semana Integrada de Combate ao Racismo
09 a 11 de maio: Salvaterra e Soure (20ª URE)

Informações: Copir – (91)32015157 ou copirseduc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário