EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Editais Fundação Cultural Palmares - 25 anos



Em 14 de novembro de 2013 encerram as inscrições para os Editais Palmares 25 anos: 3º Ideias Criativas e 1º Imagens da Memória com foco nas ações da cultura afro-brasileira, na valorização da presença histórica da população negra no Brasil e na promoção da resistência cultural negra.

Confira abaixo os Editais:

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Está aberta as inscrições para participação no Projeto “A Cor da Cultura” no Pólo de Tucuruí.


 Atenção!!!!

A Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial – COPIR, que integra a Diretoria de Diversidade, Inclusão e Cidadania – DEDIC, da Secretaria Adjunta de Ensino – SAEN, informa que em parceria com o Canal Futura – FRM, realizará no período de 26 a 28 de novembro de 2013 o 1º Momento de Formação Presencial do Projeto A cor da Cultura” no Pólo de Tucuruí.

Ofertaremos vagas para preenchimento de 4 (quatro) turmas.

Então, se você mora em Tucuruí ou nos Municípios próximos (Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Pacajá) ao Pólo, não perca essa oportunidade, corra e se inscreva no site do Projeto “A cor da Cultura”. No link abaixo:


Quaisquer dúvida, favor procurar a Profa. Tereza Nogueira da 16ª URE, sito à Rua Argentina, nº 66, telefone: (94) 3787-2234.
Para confirmar sua inscrição envie e-mail para unidade16@seduc.pa.gov.br

Em breve divulgaremos local e programação de abertura da Formação.

Saiba mais sobre o Projeto:

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Inscrições do Prêmio “Curta Histórias” são prorrogadas até 5 de novembro de 2013.



Curta Histórias é uma premiação voltada aos alunos matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino de todo o país. Criado este ano, o prêmio tem como tema de abertura “Africanidades Brasileiras”.
Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas, audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.
Desta forma, valoriza a Educação das Relações Étnico-Raciais e a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica.
As inscrições para o prêmio Curta Histórias são gratuitas e foram prorrogadas até o dia 05 de Novembro de 2013.
Para mais informações, acesse www.curtahistorias.org

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Festival “Curta Histórias”.


A primeira edição do festival “Curta Histórias” é uma premiação voltada aos alunos matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino de todo o país.

Com o tema “Africanidades Brasileiras”, os estudantes são incentivados a elaborarem vídeos, de até um minuto, sobre as relações étnico-raciais, utilizando telefones celulares ou câmeras digitais. Podem participar do festival todas as escolas que aderiram aos programas Mais Educação, Projovem e Ensino Médio Inovador.
A iniciativa tem como objetivo valorizar a Educação nas Relações Étnico-Raciais e apoiar a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira  na Educação Básica.

As equipes vencedoras receberão um curso de formação em cinema e empreendedorismo, além de um tablet e um smartphone. Cada escola vencedora ganhará uma cinemateca, contendo um aparelho projetor, DVD, filmadora digital e câmera fotográfica, que poderão auxiliar no desenvolvimento de outras atividades pedagógicas.
Este festival é fruto da parceria do Ministério da Educação, por meio da SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, com a Fundação Vale, Fundação Telefônica, Associação Casa da Árvore, Sebrae e UNESCO.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 10 de outubro de 2013.

Para mais informações, acesse www.curtahistorias.org