EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Culturas afro-amazônicas na Primavera do Museu Goeldi

Ações gratuitas evidenciam a riqueza das tradições africanas. Programação faz parte da temporada cultural “Primavera dos Museus”

Agência Museu Goeldi – As histórias e tradições dos povos africanos que chegaram escravizados são uma das bases fortes da formação da identidade da população brasileira. Na contramão de seu valor, esse grande patrimônio é pouco valorizado nas ruas, na mídia e nas escolas. O preconceito que cerca várias das tradições afro-brasileiras tem sido mais forte.
A Lei. 10.639, de 2003, torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do país, mas, uma campanha agressiva quer mudar essa história e defende o veto de alguns artigos desta lei, que busca promover a autoestima da cultura afro-brasileira.
Em sintonia com a legislação vigente, a edição 2016 da “Primavera dos Museus”, no Museu Paraense Emílio Goeldi, dedica parte da sua programação para divulgar a herança das culturas africanas e sua relação com a natureza amazônica. As atividades acontecerão a partir da próxima semana e têm entrada gratuita. Confira:
Tela Negra – Na próxima segunda-feira, 19, acontecerá a exibição do projeto “Tela Negra”. A atividade é uma parceria do Museu Goeldi com a Secretaria da Educação do Pará para discutir produções audiovisuais sobre as culturas africanas no Brasil. Neste dia, haverá a projeção do vídeo “Afroamazônico e seus símbolos”. O audiovisual faz parte de um material educativo organizado pela bolsista de educação do Museu Goeldi, Tainah Coutinho Jorge, e está integrado a uma trilha que pontua as relações entre culturas afro religiosas e as plantas e cenários encontrados na coleção florística do Parque Zoobotânico do Goeldi. Após a sessão, os participantes farão o percurso da trilha.
Oficina “Patrimônio, Memória e Imagem” – A atividade acontecerá entre os dias 28 e 30 de setembro, de 9h às 12h. O objetivo da oficina é propor aos participantes a reflexão acerca do passado e da compreensão da representatividade da memória, do reconhecimento e pertencimento do patrimônio.
A oficina mostrará como usar recursos de imagem para desenvolver tais questões, revisitando a cultura afrodescendente nos espaços públicos, buscando uma valorização de sua presença e estudando a historicidade social da cultura negra.
As inscrições para uma das 10 vagas da oficina são presenciais e devem ser feitas no Serviço de Educação (SEC) do Museu Goeldi, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. A entrada para inscrições será realizada pela lateral do parque, na Avenida 9 de Janeiro.
Trilha “Afro Amazônicos e seus símbolos” – A “10ª Primavera dos Museus” despede-se do Museu Goeldi junto com o mês de setembro, no dia 30. Às 9h, no Parque Zoobotânico, será realizada uma edição especial da trilha “Afro Amazônicos e seus símbolos”. Os interessados deverão agendar a visita pelo Núcleo de Visitas Orientadas (NUVOP) por meio do número (91) 31823249.

Serviço
Tela Negra
Exibição do vídeo 'Afroamazônicos e Seus Símbolos'
Palestrante: Tainah Coutinho Jorge e Simone Araújo
Dia: 19 de Setembro
Hora: 9h às 12h
Local: Auditório Alexandre Ferreira, Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Avenida Magalhães Barata, nº 376, bairro São Braz)

Oficina “Memória, Patrimônio e Imagem”
Oficineiras: Tainah Coutinho Jorge e Simone Araújo
Dias: 28 a 30 de Setembro
Hora: 9h às 12h
Local: Auditório Alexandre Ferreira, Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Avenida Magalhães Barata, nº 376, bairro São Braz)
Vagas limitadas
Inscrições: Serviço de Educação do Museu Goeldi (Avenida Magalhães Barata, nº 376, bairro São Braz)

Trilha “Afro Amazônicos e seus símbolos”
Dia: 30 de Setembro
Hora: 9h
Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Avenida Magalhães Barata, nº 376, bairro São Braz)

Texto: João Cunha
Galeria de Imagens: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário