EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 9 de maio de 2017

Escolas estaduais de Soure e Salvaterra mobilizam a sociedade contra o racismo


A Semana Integrada de Combate ao Racismo é um projeto pedagógico de mobilização e sensibilização da comunidade escolar para superação do racismo. O período escolhido para a Semana está em sintonia com as atividades que aludem o dia 13 de Maio como Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. Sua realização envolve as escolas estaduais “Gasparino Batista da Silva” e “Prof. Ademar Nunes de Vasconcelos”, respectivamente, dos municípios de Soure e Salvaterra, da Região do Marajó.
Esta será sua 7ª edição e terá o tema “Empoderamento feminino e combate à LGBTfobia” e acontecerá dias 11 a 12 de maio de 2017. A culminância do projeto será na sexta-feira, dia 12 de maio, com a já tradicional Marcha do Empoderamento Negro, com saída pela manhã, as 9h, de frente da escola "Gasparino Silva", em Soure; e de tarde, com saída as 15h30, de frente da escola "Ademar Nunes", em Salvaterra.
O Projeto
O dia 13 de Maio é o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. É importante ressaltar que esta é uma releitura nascida no seio do movimento negro brasileiro como crítica às “comemorações” da assinatura da Lei Áurea, que pretensamente “libertou” os escravos em 13 de maio de 1888, entretanto, não se preocupou em reparar os séculos de escravidão e outras violências sofridas pela população negra no Brasil.
A execução do projeto "Semana Integrada de Combate ao Racismo" destacou o Pará no 7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero: experiências de promoção da igualdade étnico-racial em ambiente escolar. O projeto é desenvolvido em parceria com as escolas públicas estaduais Ademar de Vasconcelos, do município de Salvaterra, e Gasparino Batista, do município de Soure, na Ilha do Marajó. A experiência será colocada num catálogo com as 2.300 práticas vencedoras.
A premiação foi na categoria "Professor de Educação Escolar Quilombola", coordenado pelo professor Vinicius Darlan da Silva Andrade, que foi premiado em São Paulo, numa cerimônia promovida pelo Centro de Estudos de Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), o organizador da premiação.
A Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (COPIR) está presente em mais uma edição da Semana, participando rodas de diálogo e desenvolvendo o Projeto Tela Negra, que envolve a exibição de filmes etnográficos seguidos de debates.

Para saber mais
É só falar com o coordenador do Projeto, Prof. Esp. Vinícius Darlan da Silva Andrade.
Facebook/Vinícius Darlan Andrade
Fone: (91)991881920
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário