EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quarta-feira, 23 de maio de 2018

UFPA promove grande evento em comemoração ao dia internacional da África

Dia internacional da africa facebook
A Associação dos Estudantes Estrangeiros da UFPA, em comemoração ao Dia Internacional da África, realiza nesta sexta-feira, 25 de maio, o evento “África: Suas diversidades”. A programação inicia-se ás 9h e ocorre na sala dos Estudantes Estrangeiros da UFPA, localizada no Setorial Básico II da Universidade. O evento objetiva difundir mais informações a respeito da África para promover um conhecimento maior sobre este continente, que por vezes é entendido apenas como um país.
O evento, que conta com o apoio da Casa Brasil África, das Pró-Reitorias de Relações iInternacionais (Prointer) e de Extensão (Proex), da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst), da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (Adis), do Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (Geam) e do grupo de Estudos e Pesquisas “Roda de Axé”, vai de encontro a um dos mais importantes princípios da UFPA: o respeito à ética e à diversidade étnica, cultural, biológica, de gênero e de orientação sexual.
“O Dia Internacional da África tem um simbolismo importante para a humanidade. A África é o berço da espécie humana, todos nós descendemos de ancestrais africanos, mas conhecemos pouco as nossas origens biológicas. Hoje, a UFPA tem uma pequena representação de alunos oriundos do continente africano, e este evento é organizado por eles. Temos orgulho de apoiar esta iniciativa de divulgar alguns aspectos da cultura africana e discutir a história da colonização africana no nosso continente”, afirma a pró-reitora de Relações Internacionais, Maria Iracilda Sampaio.
Com um conteúdo recheado de diversidade e cultura disseminado por meio de mesas-redondas e palestras, a programação também contará com oficinas de tranças, turbantes, apresentações de dança e muita música. No encerramento, será realizada a festa Africana “Djidjoho” no espaço de eventos “The Wall”. A expressão “Djidjoho”, tema da festa, representa, de modo geral, felicidade, alegria e coisas boas. Ela é muito utilizada nas festas de réveillon africanas desejando boas festas e bons momentos no ano vindouro.
Durante o evento, os participantes poderão compartilhar experiências e conhecimento a respeito do local onde nasceram. Para a estudante de medicina, Mayara Correia, eventos como estes são importantes para que as demais pessoas possam conhecer a África sob o olhar do africano. “As informações que as pessoas têm a respeito da África são poucas. Ao ponto de pensarem que é um país, sendo que é um continente formado por 54 países com culturas e histórias diferentes”, alerta a estudante.
Temática - No ano passado, com o tema “A África que você não conhece”, a programação permitiu à comunidade conhecer um pouco mais sobre o continente em si. Neste ano, o evento promove um “mergulho” ainda mais aprofundado ressaltando diversos aspectos da cultura, da religiosidade, das línguas, da culinária dentre outros assuntos. O objetivo é reforçar os laços de conhecimento entre Brasil e África.
“Hoje, no Brasil, a história da África ainda é desconhecida. Há uma margem de ignorância muito grande onde muitos conhecem a África apenas como um local de guerra e não sabem a diversidade que ela possui”, ressalta Israel Houson, organizador do evento. Nascido em Benin, na África, Israel mora no Brasil há quatro anos e é presidente da Associação dos Estudantes Estrangeiros da UFPA. Israel garante que nesta edição os participantes aprenderão muito mais sobre a diversidade de um continente tão rico como a África.

Serviço: África: Suas diversidadesData: 25 de maio de 2018 às 9h
Local: Sala dos Estudantes Estrangeiros da UFPA, localizada no Setorial Básico II da Universidade, Bloco D, Sala D4, próximo ao Restaurante Universitário.
Mais informações sobre o projeto “Associação dos estudantes estrangeiros da UFPA” aqui.

Texto: Rebeca Rocha - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário